Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde - JBAS
ISSN 2965-6591
Volume 4, número 2, setembro 2024
ISSN 2965-6591
Editores

GOLDETE PRISZKULNIK
Médica e Executiva em Gestão em Saúde Suplementar
Consultora Sênior para Assuntos de Gestão, Regulação e Auditoria em Saúde
Professora convidada dos Cursos do Programa de Educação Continuada da FGV-S.P. – GV Pec e GV in company
Vice Presidente da SBAM – Sociedade Brasileira de Auditoria Médica

JOÃO PAULO DOS REIS NETO
Médico e Executivo em Gestão em Saúde Suplementar
Presidente da CAPESESP
Ex-Vice-Presidente da UNIDAS Nacional
Ex-professor de MBA em Auditoria
Sócio Diretor Analysis Auditoria e Consultoria e da Mobile Saúde
Editorial
O ano de 2024 continua desafiador para a perenidade da Saúde Suplementar. Novas medicações e procedimentos incorporados e discussões acerca da introdução de medicamentos para as chamadas doenças órfãs tem permeado as discussões entre os partícipes. Como faremos para que o mutualismo das carteiras seja sustentável e viável diante desse cenário?
Mudanças nos modelos de remuneração estão na pauta das operadoras de planos de saúde e dos prestadores de serviços de saúde e encontram eco na agência reguladora, a ANS, que irá capitanear um projeto para que a mudança nos modelos se torne realidade.
Nessa segunda edição de 2024 trazemos algumas novidades. Estamos publicando duas separatas:
- “Linha de Cuidados em Métodos Contraceptivos para a mulher na Saúde Suplementar”. Uma publicação que ajudará os gestores a organizarem e acompanharem serviços de atenção a saúde da mulher com métricas e fluxogramas.
- “Anais do II Congresso Brasileiro de Auditoria Médica da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica – SBAM”. Uma compilação dos resumos dos pôsteres apresentados durante o congresso em 2023, trazendo um panorama do que tem sido feito dentro do universo da auditoria e gestão.
Nesta 2ª edição de 2024 temos quatro artigos originais:
- O papel da Radioembolização Hepática com Itrio-90 no tratamento dos tumores hepatocelulares e o posicionamento econômico atual da tecnologia no contexto dos tratamentos disponíveis na Saúde Suplementar.
- Esclerose Múltipla – Fórum LATAM 2024.
- A Importância da Telemedicina para a Gestão em Saúde no Brasil.
- Atrofia Muscular Espinhal: Atualizações e informações úteis para o Gestor
No artigo de opinião temos a descrição da experiência vivida por uma operadora de planos de saúde na modalidade de autogestão na cobertura da terapia gênica.
- A experiência da Fundação Assefaz, operadora de planos de saúde na modalidade de autogestão, no fornecimento de medicamento de alto custo para Atrofia Muscular Espinhal – AME e a experiência do paciente.
Além do conteúdo científico publicado, o JBAS construiu um portfólio robusto onde temos vários temas para treinamentos “in company” para os diversos players do mercado, cursos de curta duração dos mais variados assuntos pertinentes ao sistema de saúde brasileiro, organização de lives com geração de comunicações breves no nosso site e, ainda a organização de “Advisory Board” com coordenação da temática e relatórios de finalização e fechamento.
Contribuam submetendo seu material para publicação pelo e-mail: jbas@jbas.com.br.
Boa leitura!
Goldete Priszkulnik
Artigos
Por Ana Claudia Piccolo | Separata
Esclerose Múltipla – Fórum LATAM 2024
Ana Claudia Piccolo1, Bruno Barros2, Claudia Vasconcelos3, Fábio Rocha4, João Paulo Reis Neto5, Raul Piedra Buena6 1 Profª de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) da USCS; Vice-coordenadora do Departamento Cientifico de Neuroimunologia da Academia Barsileira de Neurologia (DCNI da ABN); Médica do …Esclerose Múltipla – Fórum LATAM 2024 Leia mais »
Por Paulo Sgobbi | Opinião
Atrofia Muscular Espinhal: Atualizações e informações úteis para o Gestor
Paulo Sgobbi1,2, Felipe Franco3,4,5, Marcos Santos6 Médico Neurologista e Professor Afiliado da UNIFESP Diretor Médico da PSEG Centro de Pesquisa Clínica Neurologista e Neurofisiologista Clínico. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia Membro tituldar da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica Presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica Este Material é de propriedade dos autores, cujo …Atrofia Muscular Espinhal: Atualizações e informações úteis para o Gestor Leia mais »
Por Mariana Cavalcante | Opinião
A experiência da Fundação Assefaz, operadora de planos de saúde na modalidade de autogestão, no fornecimento de medicamento de alto custo para Atrofia Muscular Espinhal – AME e a experiência do paciente
Mariana Cavalcante Advogada especializada em Gestão de Saúde Kelly Medeiros Mãe de três pacientes com diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal - AME Marcos Santos Presidente da SBAM Introdução: A atrofia muscular espinhal (AME) A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença genética rara que causa degeneração dos neurônios motores na medula espinhal, resultando em fraqueza …Por Julio Eduardo Ferro | Opinião
A Importância da Telemedicina para a Gestão em Saúde no Brasil
Introdução A telemedicina (TM), definida pela prática da medicina mediada por tecnologias de comunicação, ganhou destaque no Brasil especialmente após a pandemia de COVID-19, quando a necessidade de alternativas para o atendimento médico tradicional se tornou imperativa. Esse modelo se consolidou como uma solução estratégica para enfrentar os desafios enfrentados pelo setor de saúde, que …A Importância da Telemedicina para a Gestão em Saúde no Brasil Leia mais »
Por Marcos Santos | Artigo
O papel da Radioembolização Hepática com Ítrio-90 no tratamento dos tumores hepatocelulares e o posicionamento econômico atual da tecnologia, no contexto dos tratamentos disponíveis no sistema de saúde privado brasileiro
Marcos Santos MD PhD1, Joao Paulo Reis Neto2 MD, Luis Sérgio Pereira Grillo Jr.3 MD MBA, Emerson Neves dos Santos4 MD 1 Presidente da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM) 2 Presidente da CAPESESP 3 Diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) 4 Coordenador Médico – Oncologia AMIL …Por JBAS Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde | Separata
Linha de Cuidado – Métodos Contraceptivos para a mulher na Saúde Suplementar
EDIÇÃO ESPECIAL DO JORNAL BRASILEIRO DE AUDITORIA EM SAÚDE Os métodos contraceptivos são parte essencial dos cuidados com a saúde reprodutiva. Com o desenvolvimento cada vez mais comum de novas tecnologias de cuidado anticoncepcional, é necessário o acompanhamento por meio de uma linha de cuidado que inclua métodos eficazes e adequados às condições da mulher, …Linha de Cuidado – Métodos Contraceptivos para a mulher na Saúde Suplementar Leia mais »