Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde - JBAS

ISSN 2965-6591

 

Conheça as nossas normas para publicação

 

Objetivo e política editorial

O JBAS tem por objetivo publicar artigos que contribuam para o conhecimento científico. Atualmente, o jornal é produzido apenas em versão online, de acesso gratuito mediante prévio cadastro. Os artigos são publicados português com resumo na língua inglesa, ou, opcionalmente, em inglês ou espanhol com resumo em português.

Aceitamos para publicação artigos nas seguintes categorias: Artigos Originais, Artigos de Revisão, Ponto de Vista e Comunicação Rápida. O Conselho Editorial recomenda analisem os artigos já publicados como modelo para a elaboração de seus trabalhos.

A submissão dos artigos é gratuita para os autores.

Submissão

Os artigos deverão ser enviados exclusivamente por e-mail para submissao@jbas.com.br. Basta informar dados completos dos autores e anexar o manuscrito, obedecendo as normas aqui descritas.

O artigo deverá ser submetido no idioma português com resumo na língua inglesa.

O conteúdo do material enviado para publicação não pode estar em processo de avaliação, já ter sido publicado, nem ser submetido posteriormente para publicação em outros periódicos. A critério do editor chefe, todos os artigos recebidos são revisados por membros do Conselho Editorial.

Após envio do artigo

O Conselho Editorial adota critérios de seleção que incluem o perfil editorial do jornal e de seus leitores, área de interesse do tema principal do trabalho, título e resumo adequados, redação bem elaborada, metodologia bem definida e correta, resultados apresentados de maneira clara e conclusões baseadas nos dados. O resultado contendo a aceitação ou a rejeição do artigo para publicação ocorrerá no menor prazo possível.

A ordem de publicação dos artigos será cronológica, podendo, no entanto, haver exceções definidas pelo Conselho Editorial. Os trabalhos aceitos para publicação serão enviados aos autores e deverão ser revisados e devolvidos no prazo estipulado na carta de aceitação, caso contrário o artigo será considerado aprovado, sendo publicado em sua forma original. Após a aprovação final pelos autores NÃO será possível modificar o texto.

Corpo Editorial

O Corpo Editorial do JBAS, composto pelo editor-chefe, colaboradores e especialistas convidados nas áreas de interesse, será responsável pela revisão e aceitação ou não dos artigos enviados para publicação. O editor-chefe tem as prerrogativas que o cargo lhe confere para aceitar ou não qualquer artigo, independentemente da revisão, assim como definir a edição de sua publicação.

Estilo e preparação dos originais

O texto deverá ter no máximo 3.000 palavras (incluindo resumo e abstract e referências bibliográficas), uma figura central e conter, no máximo, 25 referências bibliográficas. Deve ser redigido em corpo 12, espaçamento 1,5 linha, com margem de 3 cm de cada lado, e ser encaminhado em Word (arquivo .docx).

Título

Deverá conter:

  1. O título do trabalho, o mais conciso possível, de preferência que não exceda uma linha;
  2. Nome, sobrenome do autor e instituição a qual pertence o autor (máximo 10 autores);
  3. Nome e endereço da instituição onde o trabalho foi realizado, se for o caso;
  4. Carta de apresentação, com assinatura de todos os autores responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho, assim como a indicação de um único responsável para contato;
  5. Carta dos autores relatando eventuais conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos) que possam influenciar ou ter influenciado os resultados da pesquisa ou o conteúdo do trabalho;
  6. Caso o trabalho tenha passado por um Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual estão vinculados os autores, anexar documentação pertinente.

Tópicos

Os artigos originais deverão conter: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas.

Agradecimentos

Caso seja necessário, deve vir antes das referências bibliográficas.

Abstract

O abstract, com no máximo 300 palavras, deverá conter objetivo, métodos, resultados e conclusões. Após o mesmo deverão ser indicados, no máximo, oito key words.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas (totalizando, no máximo, 25 referências) devem ser dispostas por ordem de entrada no texto e numeradas consecutivamente, sendo obrigatória sua citação conforme normas vigentes.

Citações bibliográficas

Eventuais citações bibliográficas devem ser numeradas com algarismos arábicos sobrescritos, na ordem em que aparecem no texto.

Figuras, tabelas, gráficos, anexos

Caso necessário, poderão ser inseridas no texto tabelas, gráficos, figuras ou anexos, totalizando no máximo cinco. A qualidade deve ser alta, com legendas que permitam sua perfeita compreensão, independente do texto.

Abreviações/nomenclatura

O uso de abreviações deve ser mínimo e somente utilizada quando expressões extensas precisam ser repetidas. Apenas o nome genérico de medicamentos pode ser citado no artigo.