Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde - JBAS

ISSN 2965-6591

Foco e escopo

O Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde – JBAS é uma publicação quadrimestral destinada à publicação de conteúdo científico relacionados a auditoria e regulação em saúde, com foco em temas que promovam assistência à saúde de qualidade, fundamentada nas melhores práticas e evidências.

Além dos formatos tradicionais de trabalhos científicos, com artigos originais e de revisão, o espaço está aberto para relatos de caso, cartas, depoimentos, experiências de gestão, ou seja, qualquer conteúdo que estimule o compartilhamento de conhecimentos e aprimore a prática da auditoria em todas as áreas da saúde.

Periodicidade

O JBAS é uma publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano.

Normalmente, o primeiro número é publicado no período de janeiro a abril. O segundo, de maio a agosto. O terceiro, de setembro a dezembro.

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas abordados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, garantindo o processo de avaliação pelos pares cega.
  2. Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem de aceitação, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.
  3. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em outros periódicos, entretanto, estarão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
  4. Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação.
  5. Os originais serão publicados em português.
  6. A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As versões dos originais estarão disponíveis no sistema nas etapas do processo editorial.
  7. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do JBAS.
  8. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.
  9. Cada autor terá acesso livre ao JBAS.
  10. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  11. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
    1. Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.
    2. Artigos de opinião: a seção engloba textos que contenham matérias inéditas, de caráter opinativo.
    3. Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.
    4. Revisões de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
Acesso à saúde

Defendemos a oferta de serviços de saúde que responda às necessidades da população

Ética

Na saúde, apoiamos um conjunto de regras e preceitos morais que devem ser seguidos por todos que atuam no mercado

Sustentabilidade

Prover as necessidades atuais em saúde sem comprometer a capacidade das gerações futuras em garantir suas próprias necessidades é fundamental

Política de acesso livre

Este Jornal oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.