Jornal Brasileiro de Auditoria em Saúde - JBAS
Volume 1, número 1, setembro 2021
Volume 1, número 1, setembro 2021
Editores
GOLDETE PRISZKULNIK
Médica e Executiva em Gestão em Saúde Suplementar
Consultora Sênior para Assuntos de Gestão, Regulação e Auditoria em Saúde
Professora convidada dos Cursos do Programa de Educação Continuada da FGV-S.P. – GV Pec e GV in company
Vice Presidente da SBAM – Sociedade Brasileira de Auditoria Médica
JOÃO PAULO DOS REIS NETO
Médico e Executivo em Gestão em Saúde Suplementar
Presidente da CAPESESP
Ex-Vice-Presidente da UNIDAS Nacional
Ex-professor de MBA em Auditoria
Sócio Diretor Analysis Auditoria e Consultoria e da Mobile Saúde
Editorial
Estou vivendo sem dúvida um momento mágico.
É a volta da possibilidade de realização de um sonho há tanto tempo acalentado.
E que sonho!
Era final de 2013 e estávamos em um evento. O João Paulo veio conversar comigo propondo que juntos pensássemos em um jornal de auditoria em saúde que publicasse artigos e casos do dia a dia da auditoria e regulação, para ser um auxiliar para as atividades dos auditores. Seriam artigos nacionais escritos pelos nossos pares trazendo atualizações necessárias ao desempenho da função e que ao mesmo tempo fosse ético, profissional e isento.
Esse sonho aos poucos tomou forma e publicamos em 2014 a primeira edição do JBAS. Foi uma publicação no modelo virtual, não usual para aqueles tempos pré pandêmicos e tínhamos, também, um aplicativo na plataforma IOS. Demos continuidade ao sonho e vieram novas edições até que o tempo nos pregou algumas peças e não pudemos continuar com o nosso intento. Porém o desejo de retomar sempre permeou nossas conversas. Eu e o João Paulo nos perguntávamos sempre quando voltaríamos. Será que um dia voltaríamos?
Mantivemos o domínio e o nome. Afinal o sonho se mantinha vivo e firme. Até que o momento de retomada nos pareceu oportuno. Tivemos o relançamento da SBAM (Sociedade Brasileira de Auditoria Médica) onde sou a vice-presidente eleita e a necessidade cada vez mais premente de atualização em Auditoria em Saúde em um local de fácil acesso e também a possibilidade da utilização das ferramentas remotas para comunicação em aulas, treinamentos e webinários.
Em um período pandêmico de tantas dificuldades e limitações, mas ao mesmo tempo de tantas inovações, resolvemos relançar o JBAS. Um novo desafio!
Programamos um evento virtual e convidamos nomes expressivos do cenário da Saúde para falarmos sobre um assunto importante para a sustentabilidade do sistema de saúde que é o PL 6330/19.
Estavam conosco, Marcos Santos, Otávio Clark, Leandro Brust além de mim e do João Paulo. Colocamos em sala quase cem pessoas e discorremos sobre o tema. Novos tempos mesmo, porque a vontade era de um evento presencial para que pudéssemos confraternizar e matar as saudades, mas a pandemia não nos permite esses arroubos.
Para os tempos atuais foi um sucesso. Nossos amigos e auditores em saúde nos prestigiaram e aguardam nossa quinta edição, a primeira de uma nova era, e ela já está aqui, pronta para sair do forno.
Relendo os temas escolhidos e as publicações anteriores fica muito claro o ineditismo da nossa iniciativa. No site vocês poderão ter acesso as edições anteriores. Discutimos temas caros aos auditores em saúde de uma forma clara, leve e profissional. Os temas tão atuais para aqueles momentos em anos anteriores mostram-se tão atuais hoje que ouso dizer que já estávamos na vanguarda naquele tempo.
Mantendo nossa tradição em trazer assuntos atuais estamos publicando dois artigos muito robustos e práticos: “O impacto da pandemia pela COVID-19 na utilização dos recursos assistenciais” e “Impactos da pandemia pela COVID-19 na Oncologia”, ambos aceitos para publicação na ISPOR.
Nada mais atual e oportuno do que se conhecer os números assistenciais. A pandemia do COVID-19 alterou vários aspectos da prestação de serviços em saúde, encarecendo alguns setores e mudando hábitos do cuidado à saúde por parte dos beneficiários que tiveram medo de retomar tratamentos e fazer consultas em meio ao período pandêmico.
Nessa mesma linha estamos trazendo a necessidade de um olhar diferenciado sobre a Auditoria Médica, tão mal-entendida e criticada por muitos e até pelos nossos próprios pares que desconhecem o papel desempenhado pelo auditor. No texto: Auditoria Médica – A Necessidade de uma Abordagem Ética o presidente eleito da SBAM nos fala a respeito da refundação da sociedade e da busca em fazer da Auditoria Médica inicialmente uma área de atuação para depois reivindicar a especialidade médica. Levando em consideração que atuo nessa área há 30 anos, antes mesmo da lei 9656/98, esse é outro sonho que tenho também acalentado. Acho que sou mesmo uma sonhadora.
No texto: Ivermectina e a Auditoria Médica trazemos uma discussão muito oportuna acerca de metodologia científica, dados em saúde e confiabilidade da resposta apresentada. Ciência é método, como bem afirma o texto.
Trazemos duas pensatas sobre o PL 6330/2019 para que possamos analisar de forma racional, ética e economicamente viável o projeto vetado pela presidência da república, mas que pode ter o veto retirado pelo Congresso Nacional. Uma delas trás a visão das autogestões que tem em algumas de suas operadoras números superiores a 30 % da população de beneficiários acima de 59 anos.
É uma discussão dura, mas extremamente necessária se quisermos falar em sustentabilidade da saúde suplementar, que tem como financiadores primordiais as empresas contratantes/estipulantes e as pessoas físicas. Mas esse é um bom assunto a ser discutido na nossa próxima publicação.
Para fecharmos essa edição vamos abordar o tema Compliance. Nunca se falou tanto de governança, transparência e ética na condução dos processos assistenciais. Vale começarmos a conversar sobre isso com o olhar em OPME.
Contribuam submetendo seu material para publicação pelo e-mail: jbas@jbas.com.br.
Muito feliz em vê-los por aqui!
Boa leitura!
Goldete Priszkulnik
Artigos
Por Carlos Roberto Ramos Pereira | Opinião
Compliance: um processo mais que necessário
Próteses, cateteres, stents e outros materiais implantáveis significam um grande avanço tecnológico no tratamento de traumas e doenças. No entanto, têm servido também, infelizmente, como uma verdadeira “mina de ouro” para que pessoas e empresas lhes deem destinação ilícita. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde, o mercado nacional de produtos médicos movimentou, apenas no …Compliance: um processo mais que necessário Leia mais »
Por Anderson Mendes | Pensata
PL 6.330/2019: incorporação de medicamentos orais sem análise técnica coloca pacientes e o sistema de saúde suplementar em risco
O Projeto de Lei 6.330/2019, vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê a incorporação automática de medicamentos oncológicos pelos planos de saúde. A partir desse veto, foram intensas as discussões sobre os motivos que levaram a diversas entidades da saúde no Brasil se manifestarem contra inclusão acrítica desses remédios. Como representante das entidades de autogestão, a …Por Stephen Doral Stefani | Pensata
PL 6330: Votos e vetos
Projeto de Lei 6330/19, do Senado, pretendia garantir que os planos de saúde cobrissem os gastos de clientes com medicamentos oncológicos de uso domiciliar automaticamente após aprovação da ANVISA. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no começo de julho. O apelo para voto favorável é fácil de entender. Lutar pelo paciente com câncer …PL 6330: Votos e vetos Leia mais »
Por Marcos Santos | Artigo
Auditoria Médica – A Necessidade de uma Abordagem Ética
Aconteceu comigo há poucos anos, numa era pré-pandemia de COVID-19. Estávamos em um Congresso de Auditores, médicos e enfermeiros, na aprazível cidade de Fortaleza/CE, quando nos reunimos para um jantar. Ao meu lado, completa obra do acaso, senta-se uma colega que, pelo sotaque, reconheço carioca. Eu, paulista, me apresento como ex-residente do Instituto Nacional de …Auditoria Médica – A Necessidade de uma Abordagem Ética Leia mais »
Por Otávio Clark | Opinião
Ivermectina e a Auditoria Médica
“Temos agora uma publicação nível Cochrane mostrando que a ivermectina funciona pra COVID19”, saiu a manchete nas mídias sociais. Os obscuros grupos de médicos pseudocientíficos comemoravam como se aquela coisa fosse realmente uma informação com alguma validade. Nos tempos de COVID19, aparentemente, surgiu uma corrente de médicos, profissionais da saúde, pessoas em geral propagando pseudociência …Ivermectina e a Auditoria Médica Leia mais »
Por Juliana Martinho Busch | Artigo
O impacto da pandemia pela COVID-19 na utilização dos recursos assistenciais
INTRODUÇÃO: Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalizou a emergência de um surto do novo coronavírus na China. Dois meses depois, após muitos debates e busca de evidências, foi declarada Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional¹. O vírus SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave-corona vírus/COVID-19), responsável pela pandemia de proporções mundiais …O impacto da pandemia pela COVID-19 na utilização dos recursos assistenciais Leia mais »
Por João Paulo dos Reis Neto | Artigo
Impactos da pandemia pela COVID-19 na Oncologia
INTRODUÇÃO O vírus SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave-corona vírus/COVID-19) causou uma pandemia de grandes proporções mundiais, sem precedentes, com impacto socioeconômico de difícil mensuração e risco significativo de colapso do sistema de saúde público e privado. Segundo estimativas das sociedades brasileiras de Patologia e Cirurgia Oncológica, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados …Impactos da pandemia pela COVID-19 na Oncologia Leia mais »